15 de janeiro de 2012

FIGADO GORDO – ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: BEBIDAS ADOÇADAS COM AÇÚCAR PODEM LEVAR A UM AUMENTO DA QUANTIDADE DE GORDURA NO FÍGADO, MÚSCULOS E VISCERAS.

Beber um litro de bebida de cola açucarada a cada dia aumenta a quantidade de gordura no fígado, músculos e vísceras, de acordo com um novo estudo. Este estudo sugere que os efeitos adversos de bebidas açucaradas vão além do ganho de peso apenas ou ganho de gordura. É a conquista da gordura errada nos lugares errados. Os pesquisadores, pediram a 47 pessoas com sobrepeso ou obesas para ingerir ou um litro de água, leite, refrigerante dietético de cola ou refrigerante de cola regular a cada dia por seis meses. Foi estudado este grupo porque eles esperavam que as pessoas com sobrepeso ou obesas são mais sensíveis a mudanças na dieta do que as pessoas de peso normal. No final do estudo, os bebedores de refrigerantes de cola regular, acabaram com 25% mais gordura visceral, e com cerca do dobro da quantidade de gordura no fígado e músculo. Tais aumentos são na maioria dos estudos associados com um risco aumentado de desenvolver a síndrome metabólica, diabetes tipo II ... doenças cardiovasculares e as doenças não-alcoólicas do fígado. Este estudo fornece uma outra peça de evidência para apoiar as recomendações para a redução da ingestão de bebidas açucaradas. A American Heart Association recomenda beber não mais que cerca de três latas de refrigerante açucarado por semana, enquanto os homens jovens excedem em muito, com a ingestão de cerca de duas latas de refrigerante açucarado por dia. O estudo, do American Journal of Clinical Nutrition, se considerou que os bebedores de refrigerante açucarado não ganharam mais peso do que os outros grupos, isto porque, é possível que os indivíduos reduziram a quantidade de calorias que comeram ou beberam para compensar as calorias extras do refrigerante açucarado. Os pesquisadores também apontam em seu estudo que o açúcar no refrigerante da Dinamarca é diferente da maioria dos refrigerantes dos outros lugares do mundo, uma vez que na Europa, o adoçante é a sacarose, ao contrário do xarope de alto teor de frutose de milho utilizado no restante do mundo. "É bastante convincente na literatura científica de que a frutose é a parte da molécula de açúcar ... que é o principal culpado na indução da síntese de gordura no fígado".
Portanto, afora a Europa, o restante do mundo faz utilização da frutose, o que, poderia levar a problemas mais pronunciados com o ganho de gordura. Fica claro que as bebidas açucaradas se ingeridas na quantidade de 1L diariamente podem levar ao “fígado gordo”. 




AUTORES PROSPECTIVOS

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologista – Neuroendocrinologista 

CRM 20611 


Dra. Henriqueta V.Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930 

Como Saber Mais:
1. Beber um litro de bebida de cola açucarada a cada dia aumenta a quantidade de gordura no fígado, músculos e vísceras...
http://gorduravisceral.wordpress.com/wp-admin/

2 . É a conquista da gordura errada nos lugares errados...
http://abdominalobesidade.wordpress.com/wp-admin/

3. É bastante convincente na literatura científica de que a frutose é a parte da molécula de açúcar ... que é o principal culpado na indução da síntese de gordura no fígado...
http://obesolow.wordpress.com/wp-admin/


AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
Dr. João Santos Caio Jr, Endocrinologista, Neuroendocrinologista, Dra Henriqueta Verlangieri Caio, Endocrinologista, Medicina Interna – Van Der Häägen Brazil, São Paulo,Brasil. 2012, Dr. Bjørn Richelsen em Aarhus University Hospital – Dinamarca, 2011- American Journal of Clinical Nutrition.
Contato:
Fones: 55(11) 5572-4848 - (11) 2371-3337  ou 9.8197-4706
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mail: vanderhaagenbrasil@gmail.com 
Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/
Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
https://twitter.com/crescerei2